ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA QUE O SEU POSTO DE COMBUSTÍVEL NÃO SEJA CASSADO.
Escrito por João Marcos Araujo
Um dos grandes desafios dos revendedores de combustíveis é o enfretamento diário dos diversos mecanismos de fiscalização, o que inclui órgãos da esfera estadual, municipal e federal.
![](https://static.wixstatic.com/media/ec6d9b_ab3d24d96d844bc0b2561ab2a440cfc4~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_995,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/ec6d9b_ab3d24d96d844bc0b2561ab2a440cfc4~mv2.jpg)
De todos os grandes órgãos fiscalizatórios, é sabido que o processo de cassação da inscrição estadual do posto revendedor é o principal temor de muitos operadores e, no estado de São Paulo, tal questão é regulamentada pela portaria (Portaria CAT 02/11).
A portaria CAT 02/11, foi instituída visando buscar maior segurança no setor de revenda, bem como, evitar prática sonegatória, criminais e cunho violador à concorrência, à exemplo da lavagem de dinheiro, formação de carteis, dentre outras questões de cunho tributário e administrativo.
Contudo, apesar da intenção inicial da portaria, a realidade se mostra diferente, de modo que a burocracia estadual, por vezes, penaliza estabelecimento revendedores de combustíveis de modo temerário e sem a devida fundamentação.
Neste sentido, é importante que o posto revendedor se prepare de forma adequada e que possua uma equipe jurídica especializada em caso de enfretamento de uma possível solicitação de renovação da inscrição estadual.
Assim, preventivamente, sugerimos atenção aos seguintes pontos:
1-Mantenha a saúde contábil de seu posto de combustível devidamente atualizada
2-Manteha as declarações de imposto de renda dos sócios e do estabelecimento empresarial devidamente alinhadas.
3-Em caso de alteração societária, fique atento quanto à forma como o novo contrato social estipulou a obrigatoriedade de integralização do capital social do sócio ingressante.
3-Mantenha o preenchimento do livro de movimentação de combustível (LMC) em dia e dentro dos parâmetros legais, bem como, as Notas Fiscais de Aquisição do posto revendedor.
4-Faça a aferição das bombas de combustíveis diariamente, mediante lançamento no livro de aferição.5-Em caso de processos administrativos perante a Agência Nacional do Petróleo, sob fundamento de adulteração de combustíveis, sugerimos contratação de especialista no assunto, para que tal questão, no futuro, não prejudique eventual renovação de sua inscrição estadual.
Comments